NOVO BLOG

WWW.BLOGFLACOMORGULHO.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O alerta de Vanderlei Luxemburgo



Vanderlei Luxemburgo se prepara para seu segundo início de temporada no Flamengo. E afirma ter um diagnóstico que o deixa aflito: vê no rubro-negro um clube engessado para a tomada de decisões, em especial as que envolvem dinheiro para contratações. E, com decisões lentas, se vê próximo de perder jogadores, como diz ter acontecido na última janela de fim de ano. O treinador pede rapidez e faz um alerta claro:



- O time que temos nos serviu para o projeto de 2011, que era colocar o Flamengo na Libertadores. Agora, o projeto é ficar na Libertadores e ganhar o Brasileiro ou a própria Libertadores. Para este projeto, não dá. Precisamos reforçar o que temos. Não é que o time atual não sirva. Ele serviu para uma etapa. Para esta Libertadores, para os objetivos de 2012, não temos time pronto - alertou o treinador rubro-negro. - E a Libertadores já começa no dia 25. Os dois jogos com o Potosí são os mais importantes do ano do Flamengo.

Ao usar a expressão "clube engessado", o treinador resume o que considera um excesso de etapas a serem cumpridas até que, efetivamente, o Flamengo faça uma proposta concreta a um jogador disponível no mercado. Nitidamente, no entanto, seu alvo é o departamento financeiro.

- Os outros clubes são mais rápidos, e as opções ficam escassas. Passei nomes pontuais, do que preciso dentro de uma avaliação técnica e levando em conta a realidade do Flamengo. Não é culpa da Patrícia Amorim, que faz um ótimo trabalho. Mas o Flamengo não pode ser tão engessado: o Conselho disso, o Conselho daquilo autorizarem cada adiantamento de recurso para investir num jogador. A parte técnica faz a avaliação do jogador, e o financeiro diz se tem condição ou não de fazer. Não pode é o financeiro determinar as coisas, deter as coisas e aprovar jogador. Não pode parar no gosto de fulano ou beltrano - disse Vanderlei. - Já perdi jogadores no ano passado e este ano estou a caminho disso.

A reportagem do GLOBO tentou entrar em contato com o vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy, mas este não retornou as ligações.

Nas entrelinhas do diagnóstico do técnico, fica claro que, na visão dele, setores do clube, seja por política ou por gosto pessoal, estariam impedindo o andamento de negociações num ritmo desejável. E, aparentemente, a vice-presidência de finanças seria um destes setores.

- Eu disse o que preciso. Se o financeiro achar que não pode pagar, deixe claro que não foi capaz de atender o que o Vanderlei pediu - afirmou o treinador, que evitou o tempo todo falar em nomes de jogadores, com uma exceção. - Falaram sobre o Leonardo Moura e quero deixar uma coisa clara. Ele está nos planos, me interessa e vai ficar. Eu é que pedi a renovação de contrato dele.


Conversa com Love

Um dos pontos de irritação de Vanderlei é com o vazamento de notícias.

- Está vazando muita coisa no Flamengo e não sei qual o interesse. Muita gente falando que vai fazer isso ou aquilo. Isso se faz internamente - afirmou.

Vanderlei não cita nomes ou negociações específicas. O caso é que ele já age no mercado. O treinador pediu autorização à presidente Patrícia Amorim e procurou o atacante Vágner Love, que esteve na casa do técnico. A negociação já está em andamento. Vanderlei também falou com Bolívar, zagueiro do Internacional, que mostrou interesse em jogar no Flamengo e diz apenas aguardar o desfecho da negociação. Internamente, na Gávea, estaria havendo certa rejeição. O clube também fez proposta para tentar o meia Montillo, do Cruzeiro, apesar do valor elevado (cerca de R$ 35 milhões).

A reclamação de Vanderlei tem como pano de fundo, ainda, uma discussão nos bastidores do clube. O departamento de futebol não recebeu dos poderes rubro-negros, em especial do Conselho Fiscal, a autorização orçamentária para os investimentos em contratações para 2012. Com isto, depende de aprovação do próprio Conselho Fiscal para lançar mão de recursos. A situação dificilmente estará normalizada antes do fim de ano, retardando para janeiro ações mais fortes do Flamengo no mercado.




Atualizado em: 21/12/2011
Fonte: extra.globo.com
Postado por: @PartyGirl_Gabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conecte-se Conosco

Twitter orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More