NOVO BLOG

WWW.BLOGFLACOMORGULHO.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

'Paizão' de futuros craques do Fla dá conselhos e alerta sobre moicanos


Diretor-executivo das categorias de base afirma: 'Estamos resgatando o lema de que craque o Flamengo faz em casa'


Carlos Noval é pai biológico de três filhas de 24, 22 e 17 anos. Mas tem dezenas de filhos adotivos e com futuros promissores. Diretor-executivo das divisões de base do Flamengo, Noval é o ‘paizão’ das jovens promessas do Rubro-Negro. Há dois anos na função e com apoio de uma equipe de profissionais, ele é o principal responsável pela formação de jogadores. E homens. O antigo lema do clube está sendo resgatado. E com um adicional: "Craque o Flamengo faz e forma em casa”.
- Acaba que sou mesmo um pai para os meninos. Não tem essa de passar a mão na cabeça, é uma luta diária para, além de jogadores, formarmos homens. Por isso, vamos plantando uma sementinha na cabeça deles. Sou paizão, mas eles têm muito respeito, só pelo olhar já sabem o que quero dizer – brincou Noval.
Carlos Noval, diretor executivo das categorias de base, com o time de juniores do Flamengo (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)                                    Carlos Noval conversa com Thomás na Gávea
 
Uma das principais preocupações de Noval é com o modismo do futebol, cada vez mais precoce entre os meninos. Mais do que cabelos moicanos, brilhantes nas orelhas e chuteiras coloridas, é preciso futebol para vencer na vida.
- Estamos resgatando o lema de que craque o Flamengo faz em casa. Faz e forma vencedores. Mas, no dia a dia, deixo claro para eles que não será pelo cabelo, brincos ou chuteiras que serão jogadores profissionais, mas sim pela qualidade técnica. Eles têm que ter postura, saber falar – afirmou Noval.
Estamos resgatando o lema de que craque o Flamengo faz em casa. Faz e forma vencedores."
Carlos Noval, dir. das categorias de base do Fla
Por conta de patrocínios, ele não tem como impedir jogadores de desfilarem com chuteiras coloridas. Mas Noval volta e meia pede para os moicanos do elenco cortarem o cabelo.
O Flamengo voltou a formar jogadores de qualidade e com potencial para serem profissionais, caso de Thomás, Muralha, Luiz Antonio e o goleiro César, que em 2012 treinará com o time principal. Outros estão no caminho certo, caso de Victor Hugo e Pedrinho.
Antes de conhecerem as cifras milionárias, o mundo de encantamentos e oferecimentos e a questão mercadológica dos profissionais, ainda é possível encontrar nas divisões de base o amor pelo futebol. E uma leveza no ambiente.
- Nas categorias de pré-mirim e mirim, é possível ver o amor, a felicidade das crianças. O olhar para o treinador é diferenciado. Na corrente, eles cantam os hinos das arquibancadas. Ainda não envolve o lado financeiro, só paixão, é emocionante – destacou o diretor das bases.
O amor pela profissão se estende aos profissionais que trabalham com os garotos. Os meninos já recebem auxílio de psicóloga, nutricionista, assistente social.
time de juniores do Flamengo no treino (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM) 
                        Time de juniores do Fla se prepara na Gávea para a Copinha
- Todos trabalham com alegria e muito comprometimento. Tem muita gente que critica o trabalho feito nas divisões de base sem saber tudo que desenvolvemos – destacou Noval.
Além do diretor-executivo, Carlos Brasil é o diretor-administrativo e Toninho Barroso tem a função de coordenador técnico do infantil até os juniores. Falcão coordena o pré-mirim e mirim, além de cuida da transição de jogadores do futsal para o campo.
O Flamengo estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, dia 3, contra o Aquidauanense-MS, às 21h, em São Carlos. O Rubro-Negro está no Grupo I da Copinha, que tem ainda São Carlos e União São João-SP.
No Campeonato Brasileiro sub-20 disputado na primeira quinzena de dezembro, o Rubro-Negro teve uma campanha pífia, sendo último colocado em seu grupo, com apenas dois pontos ganhos, nenhuma vitória e só um gol marcado em quatro partidas.
Na adversidade o “paizão” Noval passa uma lição para os filhos adotivos:
- Eles têm que aprender que não vão ganhar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conecte-se Conosco

Twitter orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More