NOVO BLOG

WWW.BLOGFLACOMORGULHO.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ronaldinho no Fla: dez capítulos do primeiro ano do craque no clube

Relembre os principais momentos: gols, sorrisos e questionamentos



Doze de janeiro de 2011. Um Ronaldinho impressionado, com expressão assustada, sobe as escadas protegido por seguranças e chega à arquibancada da Gávea. Sob seus pés, 20 mil rubro-negros espremidos no gramado, ansiosos pelo primeiro contato com o novo monarca. Depois do império curto e incendiário de Adriano, o Flamengo trazia o craque de volta ao Brasil após dez anos entre França, Espanha e Itália. Começava ali uma história com belos e decisivos gols, mas também de questionamentos pelo efeito vagalume em campo e os excessos fora dele.
mosaico ronaldinho gaúcho (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Um ano de emoções, sorrisos e questionamentos: R10 no Fla (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Nesta quinta-feira, R10 completa um ano no Rubro-Negro. Passou tão rápido quanto um drible. Cinquenta e dois jogos, um título e 21 gols depois, o saldo não foi dos piores. O astro voltou à Seleção Brasileira e ficou entre os destaques do Campeonato Brasileiro. Mas também houve frustrações. Ele ouviu vaias, foi contestado e se viu envolvido na polêmica dos salários atrasados, que ainda não teve um fim. Em dez capítulos, o GLOBOESPORTE.COM destaca as principais passagens do camisa 10 da Gávea nos últimos 365 dias.
Apresentação apoteótica
Ansiedade, vai e vem, tensão e alívio. Depois do leilão que envolveu Grêmio e Palmeiras, o Flamengo apresentava Ronaldinho. Uma festa marcante e desorganizada. Ao lado da presidente Patricia Amorim, R10 empunhou o microfone e, meio sem jeito, falou pela primeira vez aos rubro-negros. 
- Estou fechado com vocês. Agora eu sou Mengão!
'Bem-vindo, R10!'
Anunciado em janeiro, ele fez sua estreia com a camisa 10 contra o Nova Iguaçu, no dia 2 de fevereiro, pela Taça Guanabara, no Engenhão. Recebeu a braçadeira de capitão de Léo Moura pouco depois da entrada em campo, ganhou mosaico da torcida e, ainda fora de forma, demonstrou muita disposição na vitória por 1 a 0, com gol de Wanderley.
Mosaico Ronaldinho Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Mosaico da torcida do Fla recebe R10 no Engenhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Sem freio, com título
Com animação e sorriso, conquistou o grupo de cara. Fez seu primeiro gol, de pênalti, na vitória por 3 a 2 sobre o Boavista, logo no segundo jogo. Pouco depois, garantiu o título da Taça Guanabara com um gol de falta sobre o mesmo Boavista. Ronaldinho puxou o Bonde sem Freio e voltou a balançar a rede nas duas partidas seguintes depois da conquista, contra Olaria e Bangu. O Flamengo acabaria campeão carioca invicto, só que o Bonde sairia dos trilhos.
ronaldinho gaucho comemoração flamengo campeão taça rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)R10 ergue a Taça Rio, símbolo da conquista do título carioca invicto (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
A primeira frustração
O craque amargou um jejum de dez jogos sem gols, entre Campeonato Estadual e Copa do Brasil. A badalada vida particular começou a ser questionada pela sua queda de rendimento nas quatro linhas. Era o mês de maio. No dia 5, o Flamengo sofreu sua primeira derrota no ano, 2 a 1 para o Ceará, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil. No Engenhão, o camisa 10 viu que a torcida que exalta também contesta. Pela primeira vez, foi alvo dos rubro-negros. Não de carinho, mas de vaias.
- A vaia não foi só para mim, mas para o time todo - disse o jogador, na saída de campo.
Logo na partida de volta contra o Vozão, Ronaldinho deu o passe para um dos gols de Thiago Neves, brigou muito, mas o empate por 2 a 2 eliminou o Flamengo. O time fracassara na primeira chance de chegar à Libertadores da América. A primeira frustração de R10 no clube.
Deivid e Ronaldinho na derrota do Flamengo para o Ceará (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Derrota para o Ceará: sai a invencibilidade, entra a cobrança (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Excessos na noite carioca
No fim de junho, o Flamengo sofria para engrenar no Campeonato Brasileiro. Nas cinco primeiras rodadadas, quatro empates e apenas uma vitória. A torcida rubro-negra se mostrava incomodada com os constantes flagrantes de Ronaldinho na madrugada carioca. O departamento de futebol recorreu ao irmão e empresário do atacante, Roberto Assis, e pediu ajuda. Assis prometeu uma mudança de comportamento do craque. 

O melhor Ronaldinho
Os gols voltaram, como num passe de mágica. R10 recuperou o brilho nas vitórias por 4 a 1 sobre o Atlético-MG e 3 a 2 sobre o América-MG (fez um gol no primeiro e  dois no segundo). O atacante levou a torcida ao topo do encantamento no dia 27 de julho, na vitória sobre o Santos por 5 a 4. Naquela noite na Vila Belmiro, o Flamengo perdia por 3 a 0 ainda no primeiro tempo. O craque rubro-negro, enfim, mostrou a que veio quando retornou ao Brasil. Foi genial, como há muito tempo não se via, e comandou a virada. Fez três gols e chegou a oito, assumindo a artilharia da competição. Neymar também brilhou, com dribles desconcertantes e dois gols, o primeiro antológico. Só que o duelo da genialidade teve o Dente como vencedor, com direito a uma cobrança de falta por baixo da barreira.
Neymar e Ronaldinho no jogo Santos e Flamengo (Foto: Ag. Estado)Duelo de craques: Neymar brilhou, fez o gol mais bonito do ano, mas Ronaldinho venceu (Foto: Ag. Estado)
Volta à Seleção
Em entrevista exclusiva concedida ao GLOBOESPORTE.COM em agosto, Ronaldinho curtia a boa fase depois da vitória sobre o Santos. O resultado: foi convocado para a Seleção Brasileira após um longo tempo afastado.

- Eu consegui ser feliz por inteiro desde o primeiro dia. A recepção da torcida... Mesmo quando a gente estava ganhando mas eu não tinha atuações maravilhosas, os jornalistas criticavam, mas a torcida nunca deixou de me apoiar. No momento em que as coisas estavam um pouquinho mais difíceis, os torcedores do Flamengo vinham aqui no Centro de Treinamento e falavam: ‘nós estamos contigo, continue assim, no que precisar, estamos aí’. Hoje, eu me sinto 100% Flamengo. Depois, quando eu parar de jogar, me imagino torcendo pelo Flamengo pelo que estou vivendo aqui – declarou.
O craque também fez bons jogos contra Grêmio, clube que o revelou, Cruzeiro e Coritiba. Partidas em que conseguiu ser decisivo e jogar em alto nível. Pouco a pouco, no entanto, voltou a cair de rendimento. O Flamengo mergulhou numa sequência negativa de dez jogos sem vitória e passou da vice-liderança à sexta posição. Os gols de R10 rarearam. Até quando a equipe reagiu ele não conseguiu voltar a encantar.

Jejum no Brasileiro
Em novembro, nova onda de questionamentos. Como em outras vezes, a vida fora das quatro linhas voltou à pauta. R10 figurava na noite carioca com certa assiduidade. Em campo, dois meses sem fazer um golzinho sequer. Também naquele mês, veio à tona a notícia de que grande parte dos últimos vencimentos do atacante não vinha sendo depositada. Isso por conta de atritos e discussões para a assinatura de contrato entre Flamengo e Traffic.

Vaga na Libertadores salva o ano
Ronaldinho voltou a marcar em 27 de novembro. E foi decisivo. Em Macaé, o Flamengo superou o Inter, rival direto na disputa por uma vaga na Libertadores da América, retornou ao G-5 e passou a depender só dele para ir à competição continental. O placar de 1 a 0, magrinho, teve importância gigantesca. Na rodada final, o empate por 1 a 1 com o Vasco assegurou ao Rubro-Negro um lugar na fase prévia e salvou o projeto do técnico Vanderlei Luxemburgo.
Os grandes momentos de Ronaldinho no Brasileiro foram suficientes para o camisa 10 ser eleito o melhor meia pela esquerda no Prêmio Craque do Brasileirão. Ele superou Montillo, do Cruzeiro e o companheiro Thiago Neves. 

Salários atrasados e risco de sair
O ano de 2012 chegou, mas os problemas entre Fla e Traffic continuam. Assis deu o aviso: se o pagamento dos cinco meses de salários atrasados do atacante não ocorrer até a estreia do Flamengo na Libertadores - no dia 25 de janeiro - o camisa 10 não entrará em campo para enfrentar o Real Potosí, na Bolívia. Por conta do imbróglio, o jogador tem R$ 3,75 milhões a receber. Para que o dinheiro caia na conta do craque, o contrato que oficializa a parceria tem de ser assinado. Ronaldinho tem propostas para deixar a Gávea, inclusive de um clube brasileiro.
- Está fervendo. Tudo de fora. Tem proposta firme da Itália, da Espanha e de um mercado menor. E uma daqui para jogar a Libertadores, que não estamos considerando porque acho que não ficaria bem para o Ronaldo - disse Asiss.
Enquanto o desfecho não ocorre, o craque trabalha forte na pré-temporada em Londrina. Segundo preparador físico Antônio Mello, o jogador está com 80kg e 9% de percentual de gordura, sua melhor forma desde que chegou ao Flamengo.
Ronaldinho Gaúcho treino Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)Ronaldinho Gaúcho exibe vigor físico elogiável na pré-temporada (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conecte-se Conosco

Twitter orkut Facebook Digg Stumbleupon Favorites More