Diretor-executivo das categorias de base afirma: 'Estamos resgatando o lema de que craque o Flamengo faz em casa'
- Acaba que sou mesmo um pai para os meninos. Não tem essa de passar a mão na cabeça, é uma luta diária para, além de jogadores, formarmos homens. Por isso, vamos plantando uma sementinha na cabeça deles. Sou paizão, mas eles têm muito respeito, só pelo olhar já sabem o que quero dizer – brincou Noval.
Carlos Noval conversa com Thomás na Gávea
- Estamos resgatando o lema de que craque o Flamengo faz em casa. Faz e forma vencedores. Mas, no dia a dia, deixo claro para eles que não será pelo cabelo, brincos ou chuteiras que serão jogadores profissionais, mas sim pela qualidade técnica. Eles têm que ter postura, saber falar – afirmou Noval.
Por conta de patrocínios, ele não tem como impedir jogadores de desfilarem com chuteiras coloridas. Mas Noval volta e meia pede para os moicanos do elenco cortarem o cabelo.
O Flamengo voltou a formar jogadores de qualidade e com potencial para serem profissionais, caso de Thomás, Muralha, Luiz Antonio e o goleiro César, que em 2012 treinará com o time principal. Outros estão no caminho certo, caso de Victor Hugo e Pedrinho.
Antes de conhecerem as cifras milionárias, o mundo de encantamentos e oferecimentos e a questão mercadológica dos profissionais, ainda é possível encontrar nas divisões de base o amor pelo futebol. E uma leveza no ambiente.
- Nas categorias de pré-mirim e mirim, é possível ver o amor, a felicidade das crianças. O olhar para o treinador é diferenciado. Na corrente, eles cantam os hinos das arquibancadas. Ainda não envolve o lado financeiro, só paixão, é emocionante – destacou o diretor das bases.
O amor pela profissão se estende aos profissionais que trabalham com os garotos. Os meninos já recebem auxílio de psicóloga, nutricionista, assistente social.
Time de juniores do Fla se prepara na Gávea para a Copinha
- Todos trabalham com alegria e muito comprometimento. Tem muita gente que critica o trabalho feito nas divisões de base sem saber tudo que desenvolvemos – destacou Noval.Além do diretor-executivo, Carlos Brasil é o diretor-administrativo e Toninho Barroso tem a função de coordenador técnico do infantil até os juniores. Falcão coordena o pré-mirim e mirim, além de cuida da transição de jogadores do futsal para o campo.
O Flamengo estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, dia 3, contra o Aquidauanense-MS, às 21h, em São Carlos. O Rubro-Negro está no Grupo I da Copinha, que tem ainda São Carlos e União São João-SP.
No Campeonato Brasileiro sub-20 disputado na primeira quinzena de dezembro, o Rubro-Negro teve uma campanha pífia, sendo último colocado em seu grupo, com apenas dois pontos ganhos, nenhuma vitória e só um gol marcado em quatro partidas.
Na adversidade o “paizão” Noval passa uma lição para os filhos adotivos:
- Eles têm que aprender que não vão ganhar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário